Infecção pelo vírus Zika | Portal Regional da BVS

Infecção pelo vírus Zika

Sobre a Zika
É uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos Aedes infectados com Zika Virus. Seus sintomas leves semelhantes à Dengue incluem febre, erupção cutânea, dores de cabeça e Artralgia.

trianguloZika

 

Transmissão do Zika Vírus

O Zika Vírus é transmitido ao homem através da picada de um mosquito do gênero Aedes, principalmente Aedes aegypti infectado. Primatas não humanos e humanos são provavelmente os principais reservatórios do vírus, e a transmissão antroponótica (homem-vetor-homem) ocorre durante os surtos. Também foi relatada a transmissão perinatal e possivelmente sexual. Transmissão associada à transfusão sanguínea é possível, uma vez que o RNA do Zika Vírus foi identificada em doadores de sangue assintomáticos durante um surto em curso.

trianguloTransmissão do Zika Vírus

 

Zika Vírus e Microcefalia

Existem fortes evidências de uma provável associação da infecção por Zika Vírus de mulheres gestantes no Brasil e a ocorrência de microcefalia em crianças recém-nascidas.

trianguloZika Vírus e Microcefalia

 

Sinais clínicos e diagnóstico

Cerca de 1 em cada 5 pessoas infectadas com o Zika Vírus se tornam sintomáticos. Sintomas clínicos característicos incluem febre inicial aguda com erupção maculopapular, artralgia ou conjuntivite. Outros sintomas comumente relatados incluem mialgia, cefaleia, dor retro orbital e vômitos. Doença é geralmente leve com sintomas que duram de vários dias a uma semana. A versão grave da doença, que requer hospitalização, é incomum e de baixa letalidade. Com base nas características clínicas típicas, o diagnóstico diferencial para a infecção pelo Zika Vírus é amplo. Além da dengue, outras considerações incluem leptospirose, malária, rickettsia, estreptococos do grupo A, rubéola, sarampo, e infecções por parvovírus, enterovírus, adenovírus, e alfavírus (por exemplo, Chikungunya e outros). O diagnóstico preliminar é baseado em características clínicas, lugares e datas da viagem do paciente e suas atividades. O diagnóstico laboratorial é geralmente realizado por testes no soro ou plasma para detectar o vírus, ácido nucleico viral, ou imunoglobulina M específica do vírus de e anticorpos neutralizantes.

trianguloDiagnóstico da infecção pelo Zika Vírus

Prevenção e tratamento
Não existe vacina e nenhum tratamento antiviral específico disponível para a doença do Zika vírus. O tratamento dos sintomas pode incluir descanso, ingestão de fluidos, antipiréticos e analgésicos. A aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides devem ser evitados até que a dengue pode ser descartada, para reduzir o risco de hemorragia. Ao viajar para países onde o Zika Vírus ou outros vírus transmitidos por mosquitos têm sido relatados, a recomendação é usar repelente de insetos, mangas compridas e calças, e ficar em lugares com ar condicionado ou janela e porta dotadas de telas contra insetos.

trianguloMedidas de prevenção e tratamento do Zika Vírus

 

Distribuição geográfica

Surtos de Zika ocorreram em áreas da África, Sudeste da Ásia, e ilhas do Pacífico e Américas. Pelo fato de que as espécies do mosquito Aedes que transmitem o Zika Vírus são encontrados em todo o mundo, é provável que o surto se espalhe para outros países.

trianguloEpidemia do Zika Vírus

 

Cursos

Zika: abordagem clínica na atenção básica 

Zika: enfoque clínico en la atención básica 

 

Informação adicional

Distribuição geográfica dos casos de infecção pelo Zika Vírus

Pesquisa sobre Zika Vírus (em inglês)

Perguntas frequentes sobre Zika Vírus (em espanhol)

Perguntas frequentes sobre Zika Vírus e gravidez (em espanhol)

Página da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Zika Vírus (em inglês)

Página da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre ZIKA Vírus (em espanhol)

Sala de Situação OPAS Brasil – Infecção pelo vírus Zika

Página do Ministério da Saúde do Brasil sobre Zika Virus

Sites sobre Zika Virus – Localizador de Informação em Saúde  (LIS)