Sobre | Portal Regional da BVS

Sobre

Sobre a BVS

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um bem público que facilita o acesso e uso da informação científica e técnica em saúde com o objetivo de contribuir para a redução da distância entre o conhecimento e a prática em saúde nos países da América Latina e do Caribe (AL&C).

A BVS foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de gestão de informação, coordenada e promovida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).

A BVS baseia-se no trabalho colaborativo e em rede, aplicado à criação, organização e divulgação de informações e evidências científicas e técnicas na área da saúde, disponíveis para acesso pelos usuários por meio das Instâncias (Portais) da BVS.

Saiba mais sobre o Modelo BVS.

Sobre o Portal Regional da BVS

O Portal Regional da BVS é a principal e mais abrangente instância da BVS. É também o espaço de integração dos produtos e serviços da BVS.

Oferece uma interface de busca e recuperação da informação (sistema iAHx) em toda sua coleção de bases de dados, integrada ao DeCS/MeSH e com recursos de filtro, exportação de resultados e busca avançada.

O Portal Regional da BVS é desenvolvido e operado pela BIREME em 4 idiomas (inglês, português, espanhol e francês).

Sobre a Rede BVS

A BVS também é uma Rede de Redes. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado e colaborativo com instituições e profissionais da informação dos países da América Latina e do Caribe, que integram a Rede BVS, também conhecida como Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Por sua vez, as instituições de cada país integram as redes nacionais de informação em saúde, por exemplo:
RENICS – Red Nacional de Información en Ciencias de la Salud (Argentina)
REBICS – Red Boliviana de Información en Ciencias de la Salud
BIBLIOSUS – Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Brasil)

Todos os produtos e serviços da Rede BVS estão disponíveis para acesso através das Instâncias (Portais) nacionais, regionais e/ou institucionais da BVS.

Conheça a Rede de Instâncias (Portais) da BVS

Saiba mais sobre a Rede BVS.

Sobre a Coleção

O Portal Regional da BVS reúne em sua coleção cerca de 60 bases de dados bibliográficas e outros tipos de fontes de informação em saúde. Além de LILACS, que é a principal base de dados da literatura em ciências da saúde da América Latina e do Caribe, outras dezenas de bases de dados bibliográficas nacionais, regionais e internacionais estão integradas no Portal Regional da BVS.

A coleção é atualizada regularmente a partir da coleta de metadados das bases de dados e fontes de informação disponíveis no Portal Regional da BVS.

Saiba mais sobre a Coleção.

Sobre os Produtos e Serviços

Os produtos e serviços de informação desenvolvidos e/ou operados pela BIREME, com colaboração da Rede BVS, estão disponíveis no Portal Regional da BVS, seja através de links diretos nas diferentes páginas do Portal ou através do serviço iAHx de busca integrada.

Saiba mais sobre os Produtos e Serviços.

Sobre a BIREME

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como BIREME, é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Desde sua criação, em 1967, sua missão é contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.

A BIREME promove e coordena o desenvolvimento colaborativo e em rede de vários produtos e serviços de informação em saúde, a maioria disponível para acesso nas instâncias BVS.

Saiba mais sobre a BIREME

Parceiros e Redes Associadas

Além das Instituições e Redes que integram a Rede BVS, a BIREME tem parceria com outras instituições e redes que contribuem para o desenvolvimento de alguns produtos e serviços específicos da BVS. Os principais parceiros e redes associadas são: