Tuberculose

Conteúdo atualizado em: 18/03/2024

Sim! Podemos acabar com a tuberculose!

O tema do Dia Mundial da Tuberculose 2024 “Sim! Podemos acabar com a tuberculose!” – envia uma mensagem de esperança e incentivo ás lideranças de alto nível para aumentar os investimentos e adotar mais rapidamente as novas recomendações da OPAS/OMS, e as inovações, uma ação rápida e uma colaboração multissetorial. (OPAS/OMS).

Saiba mais sobre o tema consultando a busca guiada de evidências no contexto dos ODS 3 - EVID@Easy 

"A eliminação da tuberculose até 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que se tornaram um desafio com uma pandemia no meio, mas também a pandemia de COVID-19 aumentou drasticamente a conscientização sobre a importância da saúde para a estabilidade social, econômica e política e acelerou a adoção de inovações na prestação de serviços de saúde, criando oportunidades únicas para aumentar a resiliência dos sistemas de saúde diante das crises atuais e futuras. A TB é uma das 30 doenças transmissíveis contempladas na Iniciativa da OPAS para a Eliminação de Doenças nas Américas, região que tem uma história de sucesso na eliminação de doenças."

Documentos na BVS

 

 

Tuberculose e HIV

"Globalmente, em 2019, cerca de 10 milhões de pessoas estavam doentes com TB, cerca de 1,4 milhão de pessoas morreram de TB, incluindo 208.000 entre as pessoas que vivem com HIV. Nas Américas, houve 289.000 casos de TB incidentes estimados em 2019. A mortalidade estimada para a região foi de 22.900, dos quais 26% (5.900) corresponde à coinfecção TB/HIV." (OPAS/OMS)

 

Documentos na BVS

...