Políticas Informadas por Evidências

Conteúdo atualizado em: 29/03/2022

Políticas Informadas por Evidências

“A formulação de políticas de saúde com base em evidências é uma abordagem para decisões políticas que visa garantir que a tomada de decisões seja bem informada pelas melhores evidências de pesquisa disponíveis” [1].

EVIPNet Global

A "Rede para Políticas Informadas por Evidências" (EVIPNet) é uma iniciativa da OMS, lançada em 2005, que promove o uso sistemático de evidências de pesquisas em saúde na formulação de políticas. Em nível global, a EVIPNet reúne especialistas e instituições de todo o mundo para desenvolver novas abordagens para colocar os conhecimentos produzidos em prática, determinar as melhores estratégias de aplicação de conhecimento e oferecer suporte para a construção de capacitações à níveis regionais [2].

 

Portal EVIPNet Global

EVIPNet Regional

Em nível regional, a EVIPNet auxilia na conexão dos membros dessas plataformas, interligando diferentes regiões ou nações, promovendo a troca de experiências e lições aprendidas [2].

 

Regiões:
AFRO  |  PAHO  | EURO  |  EMRO  |  SEARO

EVIPNet Brasil

A EVIPNet Brasil é uma iniciativa que se originou em 2007, sendo coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS), e tem como propósito estabelecer uma rede para fomentar e apoiar o desenvolvimento de políticas informadas por evidências científicas no Brasil. Os Núcleos de evidências em saúde são iniciativas subsidiárias da EVIPNET Brasil, cujo objetivo é promover a gestão do conhecimento e disseminar evidências científicas produzidas pela pesquisa em saúde [4].

 

Portal EVIPNet Brasil

 

Encontros EVIPNet

Os Encontros EVIPNet Brasil e EVIPNet Região das Américas e Global, que ocorreram, respectivamente, de 9 a 11 e de 15 a 17 de novembro de 2021, buscou reunir gestores, formuladores de políticas, pesquisadores, representantes da sociedade civil, especialistas e representantes de instituições que atuam em Políticas Informadas por Evidências. Ambos os eventos visaram discutir estratégias inovadoras e trocar experiências relacionadas à institucionalização do uso de evidências na formulação e implantação de políticas, e à gestão dos serviços de saúde, tendo como pano de fundo a lições aprendidas com a pandemia de Covid-19.

 

Últimos eventos:

 

WHO Global Evidence-to-policy Summit 2021EVIPNet Global Meeting

 

Encontro EVIPNet Brasil 

 

Referências

[1] OXMAN, Andrew D. et al. SUPPORT Tools for evidence-informed health Policymaking (STP) 15: Engaging the public in evidence-informed policymaking. Health research policy and systems, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2009. Disponível em https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/1478-4505-7-S1-S15

[2] Organização Mundial de Saúde (OMS). Evidence-Informed Policy Network EVIPNet Europe. For better decision making in health. Acesso em setembro de 2021. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0011/258554/EVIPNet-brochure-For-better-decision-making-in-health-Eng.pdf

[3] Organização mundial de Saúde (OMS). Evidence-Informed Policy Network EVIPNet Europe. For better decision making in health. Acesso em setembro de 2021. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0011/258554/EVIPNet-brochure-For-better-decision-making-in-health-Eng.pdf

[4] FEPECS - Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/index.php/perguntas-frequentes-da-instituicao/1355-escs-o-que-e-nev-ses-df

Sobre a Vitrine do Conhecimento

A Vitrine do Conhecimento em Políticas Informadas por Evidências (PIE) foi idealizada para auxiliar gestores em saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, estudantes e a sociedade civil que tenham interesse na temática. A vitrine pretende instrumentalizar os usuários com pesquisas formuladas para as bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), links para materiais e bases de dados no tema e metodologia de PIE, auxiliando na implantação e execução desse método. A disseminação da metodologia PIE é fundamental para formulação de políticas públicas e para a tomada de decisão em saúde.

 

A Vitrine do Conhecimento é um recurso da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) desenvolvido pela BIREME que visa dar visibilidade e acesso aos principais documentos e demais recursos de informação sobre um tema prioritário em saúde. O Portal Regional da BVS põe à disposição sua coleção de Vitrines do Conhecimento. Entre elas, merece destaque a Vitrine do Conhecimento Covid-19, disponível em três idiomas.

Saiba mais

Financiamento

Essa Vitrine é fruto da Cooperação Técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a ser executado por seu centro especializado Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT).

...