Enable JavaScript
vitrinas

vitrinas

Vitrines do conhecimento

Novo coronavirus (COVID-19)

Informação científica
Orientações para o público
Notificação de casos pelo novo coronavírus (COVID-2019)
Situação do novo coronavírus
Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV)
Guias e orientações para profissionais
Perguntas e respostas - Coronavirus

Os coronavírus (CoV) são uma ampla família de vírus que podem causar várias condições, do resfriado comum a doenças mais graves, como no coronavírus que causa a síndrome respiratória no Oriente Médio (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SRAS-CoV). O novo coronavírus é uma nova cepa de coronavírus que não havia sido encontrada antes em humanos. Os primeiros casos de pneumonia foram notificados à OMS em Wuhan, cidade localizada na província chinesa de Hubei em 31 de dezembro de 2019.

Fonte: OMS

 

Declaração sobre a segunda reunião do Comitê de Emergências do Regulamento Sanitário Internacional (2005) sobre o surto do
novo coronavirus (2019-nCoV)

Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Essa decisão aprimora a coordenação, a cooperação e a solidariedade global para interromper a propagação do vírus. A ESPII é considerada, nos termos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), à medida que “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”.

Veja mais

Fontes de informação para pesquisa

Informação dos países