Eliminação de combustíveis sólidos para cozinhar

Conteúdo atualizado em: 21/06/2022

O uso de combustíveis sólidos para cozinhar é um problema de saúde pública nas Américas e um dos principais riscos ambientais. Cerca de 3 bilhões de pessoas cozinham e aquecem suas casas com fogo aberto e fogões que queimam biomassa (lenha, excrementos de animais ou resíduos agrícolas) e carvão vegetal. Anualmente, mais de 4 milhões de pessoas morrem prematuramente devido a doenças atribuíveis à poluição do ar doméstico, como resultado do uso de combustíveis sólidos para cozinhar.

*Publicações científicas e técnicas na BVS

Meta 3.9

Reduzir substancialmente o número de mortes e doenças causadas por produtos químicos perigosos, poluição e contaminação do ar, água e solo.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 – Saúde e Bem-estar
Garantir uma vida saudável e promover bem-estar para todos, em todas as idades.

 

A meta 3.9 é uma das metas que melhor explica a relação entre a saúde e o meio ambiente. Permite a avaliação do acesso a serviços básicos como água, saneamento e coleta de resíduos, verificando a porcentagem da população com abastecimento adequado de água; a destinação adequada de águas residuárias por meio da conexão das residências à rede de coleta; a porcentagem de pessoas atendidas pelos serviços de coleta de resíduos domésticos, entre outros pontos.

*Documentos na região Latino-americana e do Caribe

Nigel Bruce
Nigel Bruce

Meta 7.1

Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 7 – Energia limpa e acessível
Garantir acesso confiável, sustentável, moderno e acessível à energia para todos

 

Atender às necessidades da economia e proteger o meio ambiente é um dos grandes desafios do desenvolvimento sustentável. A Meta 7.1 reconhece a importância da transição de fontes de energia não renováveis e poluentes para fontes renováveis limpas de energia, dando especial atenção às necessidades das pessoas e países mais vulneráveis.

A situação dos países

Vídeos e Infográficos

...