Tutorial de pesquisa na BVS

Introdução

Olá! Apresentaremos a seguir um tutorial de como realizar pesquisas no portal da BVS, incluindo os recursos da interface de pesquisa, os serviços disponíveis e orientações para construir uma boa expressão de busca.

Sobre o Portal Regional da BVS

O Portal Regional da BVS foi desenvolvido pela BIREME/OPAS/OMS para oferecer maior facilidade no acesso à informação e evidências nas principais bases de dados na área da saúde. O Portal Regional da BVS está disponível gratuitamente nos idiomas português, espanhol, inglês e francês. Para acessá-lo, clique no botão abaixo.

Accede aquí

Recursos para construir a expressão de busca

Clique no nome do recurso para ver sua aplicação.
Fonte: djem / 123RF.

Uso de operadores de busca ou booleanos

Os operadores de busca, informam ao sistema como organizar os termos da sua pesquisa.

São eles: AND, OR e AND NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO.

Para facilitar a visualização na expressão de busca, é importante que estes sejam escritos em letras maiúsculas.

AND

O operador de busca AND combina os termos para que todos sejam recuperados no mesmo documento. Como este operador é padrão do sistema, sua digitação entre os termos é opcional.

OR

O operador de busca OR combina os termos recuperando, pelo menos, um deles no documento.  O operador OR precisa ser digitado entre os termos.

AND NOT

Os termos digitados após o operador de busca AND NOT são excluídos do resultado de busca.

O sistema de busca da BVS processa as pesquisas em uma sequência da esquerda para a direita. Use parênteses para "organizar" diferentes operadores na estratégia de busca.

Campos de busca  

Este é um recurso avançado de pesquisa que pode ser utilizado para compor a expressão de busca.

Os campos de busca são representados por códigos que, aplicados antes de termos, descritores ou frases, indicam ao sistema para que os recupere de acordo com campo informado, tais como, assunto, título, autor, resumo, data de publicação, país etc.

A sintaxe de busca para recuperar um campo específico deve ser construída com o código do campo seguido de : (dois pontos).

Veja o exemplo:

mh:dengue AND ti:"tropical diseases" AND da:2021*

em que mh representa o campo de busca descritor de assunto, ti o campo título e da o campo data de publicação.

Como no exemplo acima, é possível utilizar diferentes campos na mesma expressão de busca, proporcionando maior precisão na recuperação do resultado.

  • Recomendamos que a construção da expressão de busca seja feita no Bloco de Notas ou Excel para que os caracteres, como aspas, dois pontos e parênteses, utilizados para compor a expressão, não assumam estilos que não são reconhecidos pelo sistema de busca.

Para visualizar os campos disponíveis no sistema de busca da BVS e os exemplos de aplicação, clique no botão a seguir:

Acesse a tabela

Recursos da interface de busca e serviços

Filtros de busca

Podemos refinar a pesquisa por meio dos filtros. Eles são formados a partir dos metadados dos documentos ou por expressões de busca feitas por especialistas.

Você pode refinar os resultados da busca por: Texto completo, Base de dados, Assunto principal, Tipo de estudo, Idioma, Intervalo de ano de publicação ou incluir MAIS FILTROS no botão superior.

Como aplicar os filtros

Os filtros ficam disponíveis no canto esquerdo do portal. Após fazer uma pesquisa,  selecione o filtro desejado, em seguida, clique em FILTRAR.

As pesquisas subsequentes serão filtradas até que os filtros selecionados sejam desativados ou até que os dados do seu navegador sejam apagados.

Após aplicar os filtros, caso deseje remover um ou todos, clique em REMOVER ou LIMPAR TODOS retornando, assim, ao resultado da pesquisa original.

Enviar o resultado da busca

Efetue a busca na BVS.

Para salvar e encaminhar o resultado da busca para o seu e-mail, basta preencher o formulário e indicar umas das opções: Esta página, Referências selecionadas ou Todas as referências (limite 300), e clicar em ENVIAR.

Para exportar a lista de resultados para o seu computador ou para um gerenciador de referências, clique em EXPORTAR.

Selecione um dos formatos disponíveis e o número de referências que deseja exportar (somente a página, somente selecionados ou todas as referências). Um arquivo será criado em seu computador. Lembre-se de nomear o arquivo e verificar em qual pasta o está salvando. Este arquivo pode ser importado por um gerenciador de referências.

O Feed RSS, ou Really Simple Syndication, é um recurso que permite aos usuários de um blog ou canal de notícias acompanhar suas atualizações dos resultados de busca.

Escolha a plataforma para leitura de feeds de sua preferência.

Copie os links de RSS dos sites que você costuma acessar.

Volte para a plataforma de feeds e copie o link no local indicado.

O XML, também, pode ser usado para armazenar dados em arquivos ou em bancos de dados.

Acessar o texto completo

  • Efetue a busca na BVS.
  • Clique no documento de interesse.
  • Caso esteja disponível, clique no botão TEXTO COMPLETO e observe os dados completos sobre a localização do documento.

Serviço Minha BVS

Para realizar pesquisas no Portal Regional da BVS, não é necessário nome de usuário, senha ou nenhum tipo de registro ou cadastro. Porém você pode ter acesso a vários recursos se cadastrando para utilizar os serviços personalizados Minha BVS.

O cadastramento no serviço Minha BVS permite salvar o link de artigos, bases favoritas, criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal, editar informações do seu perfil etc. Ao entrar no serviço, você encontrará um tutorial completo de como usar da melhor maneira.

Acesse a Minha BVS em:

Clique aqui!

Serviço Pergunte ao bibliotecário

No Portal da BVS, clique na opção Como pesquisar? Trata-se de um atendimento assíncrono feito por profissionais especializados em pesquisa na área da saúde.

Preencha o formulário para receber auxílio de um bibliotecário da Rede BVS no caso de dúvidas sobre serviços e produtos da BVS ou se desejar algum tipo de orientação ou auxílio referente à pesquisa no portal. A resposta chegará ao e-mail cadastrado o mais breve possível.

Acesse o Portal Regional da BVS.

Clique aqui!
Etapa CONCLUÍDA!
Voltar Finalizar