Guia Rápido de Pesquisa na BVS

Bem-vindo(a) ao guia rápido de pesquisa na BVS!

A caixa de busca, na página inicial, é a porta de entrada da pesquisa. Após digitar uma ou mais palavras, clique na lupa para visualizar os resultados de busca.

Observe o exemplo:

Ao colocar uma palavra ou termos compostos "entre aspas", o sistema efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas.

Observe o exemplo:

Para buscar derivações de uma palavra, use o asterisco * após o radical da palavra. Ao adicionar o asterisco em Diabet*, por exemplo, o sistema recupera diabetes, diabético, diabéticos. Assim como, ao usar o asterisco em Brasil*, o sistema recupera brasileiro, brasileira etc.

Observe o exemplo:

O operador de busca AND combina os termos para que todos sejam recuperados no mesmo documento. Observe o exemplo:

O operador de busca OR combina os termos recuperando, pelo menos, um dos termos no documento. Na busca, o operador OR precisa ser escrito entre os termos. Observe o exemplo:

Os termos digitados após o operador de busca AND NOT são excluídos do resultado de busca, conforme o exemplo a seguir:

Os parênteses ( ) devem ser aplicados sempre que forem usados diferentes operadores de busca. Tal qual a lógica matemática, eles estabelecem a ordem de operação no sistema de busca, conforme o exemplo:

Refinamento da busca

Você pode selecionar diretamente na caixa de busca a opção de busca por: Título, Autor, Descritor de assunto, Resumo. Digite os termos de busca, selecione a opção e clique na lupa. Veja o exemplo:

Ou digite, na frente do termo, ti: para título; au: para autor; ab: para resumo; mh: para descritor de assunto ou tw: para título, resumo e assunto. Veja o exemplo:

Na página de resultados da busca, selecione o Filtro desejado e clique no botão FILTRAR. Você pode incluir/excluir filtros no botão MAIS FILTROS, selecione e clique em APLICAR. Observe o exemplo:

Dicas de pesquisa

Inicie a busca com poucas palavras/frases e, em seguida, use os filtros para refinar o resultado.

Escolha as palavras/frases mais relevantes para representar seu tema de pesquisa.

Letras maiúsculas ou minúsculas, assim como acentuação, NÃO fazem diferença no resultado da busca.

A busca no campo descritor de assunto DeCS/MeSH pode ser feita em português, inglês, espanhol ou francês.

Sobre o DeCS/MeSH

O DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) é um vocabulário controlado e estruturado em quatro idiomas na área da saúde. O DeCS é uma tradução ampliada do Medical Subject Headings (MeSH).

Os descritores são utilizados para representar o assunto dos documentos indexados nas principais bases de dados de saúde incluídas na BVS, como a MEDLINE e a LILACS.

Para acessar a página do DeCS, clique no botão abaixo:

Agora que você já sabe como pesquisar na BVS acesso o portal clicando no botão abaixo:

Referências

Para acessar as referências desse conteúdo, clique no botão abaixo!

Etapa CONCLUÍDA!
Voltar Avançar