Reduzir a mortalidade materna

Conteúdo atualizado em: 09/01/2024

Mortalidade Materna na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Um grande número de mulheres morre todos os dias devido a complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a mortalidade materna como "a morte de uma mulher durante a gravidez ou até 42 dias após o término da gravidez, independentemente da duração ou local da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou medidas em relação a ela, mas não devido a causas acidentais ou incidentais”. 
A mortalidade materna é um desafio para os serviços públicos de saúde globais, por isso foi incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como forma de mobilizar o mundo para combater a morte de mulheres por causas evitáveis ​​relacionadas à gravidez e ao parto. (OPAS/OMS)

Meta 3.1 Redução da Mortalidade Materna

Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. Para alcançar esse índice faz-se indispensável a condução de ações que visem combater a morte de mulheres por causas evitáveis relacionadas à gestação e parto.

 

Documentos por tema na BVS:

 

Complicações infecciosas na gravidezHipertensão induzida pela  gravidez | Hemorragia pós-partoComplicações no trabalho de partoAborto 

...