25 Anos da Biblioteca Virtual em Saúde

Conteúdo atualizado em: 04/04/2023
Mural Histórico da BVS

Principais fontes de informação (em espanhol)

BVS 25 Anos

Conquistas, Desafios e Oportunidades

Guia da BVS, 2020

Modelo de gestão da informação em saúde

Prêmio UNOSSC 2022

BVS reconhecida como boa prática de Cooperação Sul-Sul

Há 25 anos, em 1998, a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde aprovou a Declaração de San José “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”. Desde então, a BIREME vem liderando o desenvolvimento a BVS como estratégia de gestão da informação e do conhecimento em saúde para a Região da AL&C, com expansão para Espanha, Portugal, Moçambique e outros países de idioma português.   
O grande desafio à época foi realinhar a cooperação técnica conduzida pela BIREME desde sua criação, em 1967, quando então desenvolvia funções essenciais de Biblioteca Regional. A BVS foi uma resposta ao surgimento da Internet que culminou em um novo processo de operação das fontes de informações pela Rede,  que veio se desenvolvendo e se ajustando aos diferentes contextos da Região, mas alinhada a uma só missão: oferecer acesso à informação e evidência científica em saúde, contribuindo para estreitar a distância entre conhecimento e prática nos países da AL&C.  
Foram conquistas e desafios que se transformaram em oportunidades graças ao trabalho em rede coordenado e à disponibilidade de metodologias e sistemas comuns como: a Metodologia LILACS, o sistema FI-Admin, o DeCS e a interface IAHx.  

O momento é de celebração pelos 25 Anos da BVS! 

Reuniões de Coordenação Regional da BVS

As Reuniões de Coordenação Regional da BVS são o mais importante fórum presencial para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre toda a Rede BVS de instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe (AL&C). Estas reuniões acontecem com o CRICS - Congresso Regional de Informação em Saúde. Desde a criação da BVS, foram realizadas 7 reuniões regionais de coordenação da BVS com a produção de Declarações que norteam o desenvolvimento da BVS como modelo de gestão da informação em saúde para a região da AL&C.    

Saiba mais

...