Água Limpa e Saneamento

Conteúdo atualizado em: 12/07/2022

Água Limpa e Saneamento na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A água e o saneamento, como necessidades absolutas para as pessoas, o planeta e a prosperidade, são elementos fundamentais do desenvolvimento sustentável e pilares da saúde humana e do bem-estar. Além do uso doméstico, a água é necessária para a alimentação, a energia e a produção industrial. Os diversos usos geram águas residuais que podem causar contaminações caso não sejam manejadas adequadamente. A água é também necessária para garantir a saúde dos ecossistemas que, por sua vez, podem melhorar a quantidade e a qualidade da água doce. Ao empreender a Agenda 2030 com um objetivo específico em matéria da água e em matéria do saneamento, será necessário contar com dados confiáveis para sensibilizar sobre a importância do setor, estimular o compromisso político, informar a tomada de decisões e fomentar investimentos que favoreçam a saúde e os benefícios ambientais e econômicos.

Meta 6.1 Acesso universal e equitativo a água

Alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos.

Documentos na BVS

Meta 6.2 Acesso ao saneamento e higiene

Alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

Documentos na BVS

 

Meta 6.3 Qualidade da água

Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente

Documentos na BVS

Meta 6.4 Uso eficiente da água

Aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água

Documentos na BVS

Meta 6.5 Gestão integrada dos recursos hídricos

Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.

Documentos na BVS

Meta 6.6 Ecossistemas relacionados à água

Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

Documentos na BVS

...