Mapa de Evidências Arboviroses: estratégias de prevenção e controle

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/arboviroses-pt/evidence-map

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das estratégias de prevenção e controle para arboviroses. Foram incluídos no mapa 45 estudos de revisão, que foram avaliados e caracterizados por um grupo de pesquisadores do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No mapa estão representadas graficamente 164 associações entre 64 intervenções e 26 desfechos para prevenção e controle das Arboviroses, com indicação do efeito reportado nos estudos. A intervenção mais avaliada foi a vacina contra a dengue com 14 associações, para as quais foi reportado efeito positivo ou potencialmente em 10 associações. Os desfechos mais avaliados foram: redução de casos de dengue, eliminação do Aedes aegypti e redução da população de mosquitos. Um dos efeitos positivos apresentados foi relacionado principalmente à vacina contra dengue destacando como desfecho principal a redução de casos de dengue; e eliminação de criadouros para eliminação do Aedes aegypti e redução da população de mosquitos, adultos e larvas.

Autor(es): Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Laboratório de Parasitologia e Entomologia Sanitária (LAPES) do Departamento de Parasitologia e Microbiologia (CCS/UFPI) Originador(es): BIREME/OPAS/OMS
Recurso adicionado em: 12/12/2023
Objetivo: Apresentar uma visão geral das evidências sobre os efeitos das estratégias de prevenção e controle para arboviroses.
Idiomas disponíveis: Português
Infecções por Arbovirus, Dengue, Vigilância Sanitária, Promoção da Saúde, Mapa de Evidências
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
comments powered by Disqus

Mais relacionados