Mapa de Evidências Arboviroses: estratégias de prevenção e controle

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/arboviroses-pt/evidence-map

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das estratégias de prevenção e controle para arboviroses. Foram incluídos no mapa 45 estudos de revisão, que foram avaliados e caracterizados por um grupo de pesquisadores do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No mapa estão representadas graficamente 164 associações entre 64 intervenções e 26 desfechos para prevenção e controle das Arboviroses, com indicação do efeito reportado nos estudos. A intervenção mais avaliada foi a vacina contra a dengue com 14 associações, para as quais foi reportado efeito positivo ou potencialmente em 10 associações. Os desfechos mais avaliados foram: redução de casos de dengue, eliminação do Aedes aegypti e redução da população de mosquitos. Um dos efeitos positivos apresentados foi relacionado principalmente à vacina contra dengue destacando como desfecho principal a redução de casos de dengue; e eliminação de criadouros para eliminação do Aedes aegypti e redução da população de mosquitos, adultos e larvas.

Author(s): Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Laboratório de Parasitologia e Entomologia Sanitária (LAPES) do Departamento de Parasitologia e Microbiologia (CCS/UFPI) Originator(s): BIREME/OPAS/OMS
Resource added in: 12/12/2023
Objective: Apresentar uma visão geral das evidências sobre os efeitos das estratégias de prevenção e controle para arboviroses.
Available languages: Portuguese
Arbovirus Infections, Dengue, Health Surveillance, Health Promotion, Mapa de Evidências
  • Share
  • Suggest tag
    [X]
    Suggestions
    Separated by comma
    [X]
    Thank you for your suggestion.
    Communication problem. Please try again later.
  • Report error
    [X]
    Reason
    New Link (Optional)
    [X]
    Thank you for your report.
    Communication problem. Please try again later.
comments powered by Disqus

More related