Perguntas Frequentes

Página em construção

Introdução à ferramenta EVID@Easy

EVID@Easy é uma ferramenta da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) para ajudar profissionais responsáveis pela tomada de decisões e para aqueles que dão apoio a estes tomadores de decisão a encontrarem evidências de estudos científicos para apoiar suas decisões políticas ou de práticas em saúde.
A ideia surgiu em 2014, ao perceber a dificuldade que a maioria dos gestores tinha de encontrar evidências científicas para respaldar suas decisões em saúde. Iniciou-se então um trabalho de mapeamento dos principais tipos de dúvidas e quais os melhores tipos de estudos científicos para respondê-las. Este mapeamento foi a base para a construção de estratégias de busca avançadas nas principais bases de dados da BVS. O passo seguinte foi a construção de uma ferramenta que facilitasse a combinação destas estratégias de busca de forma simples por diferentes caminhos, também chamados de trilhas de busca.
Uma estratégia de busca é conjunto de regras formuladas tecnicamente que tornam possível o encontro entre uma pergunta de pesquisa e a informação armazenada em uma base de dados (LOPES, 2002). Consiste na combinação das palavras-chaves mais adequadas à cada base de dados para possibilitar um recorte sensível ou conteúdo específico dentro de uma determinada temática. As estratégias de busca do EVID@EASY foram formuladas e validadas por especialistas para garantir a recuperação das evidências que melhor respondem aos diferentes tipos de perguntas dentro de temas específicos. A relação de estratégias de busca para o conjunto de perguntas que guiam o processo de decisão em saúde encontra-se disponível no Repositório de Estratégias de Busca da BVS pesquisando pelo tema de saúde, pela meta do ODS 3 ou por EVID@Easy. Veja também: O que são as trilhas EVID@Easy? Qual a estratégia de busca associada a cada trilha?
As trilhas EVID@Easy podem ser compreendidas como caminhos guiados que conduzem aos estudos mais adequados para responder um determinado problema de pesquisa. A partir de um tema de saúde ou uma meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS3) indica-se o problema, a etapa do processo de tomada de decisão para qual se está buscando evidências e qual o interesse específico relacionado ao problema. Cada opção tem por trás a uma estratégia de busca desenvolvida por bibliotecários especializados em pesquisa bibliográfica na BVS e validadas por profissionais especializados em formulação de políticas de saúde informadas por evidências. As estratégias de busca das 16 perguntas que compõem cada trilha podem ser combinadas com dezenas de outras estratégias para os problemas de saúde, gerando assim centenas de combinações possíveis que guiam o usuário na sua busca por evidências que podem responder sua pergunta ou necessidade de informação. Todas as estratégias de busca podem ser consultadas no Repositório de Estratégias de Busca na BVS.
EVID@Easy é uma ferramenta de busca da BVS, tendo sido criada para guiar a formulação de buscas na/ coleção de bases de dados que fazem parte da mesma. A ferramenta oferece uma forma de buscar inovadora, onde não é necessário saber fazer buscas avançadas para se chegar nos resultados mais assertivos: basta seguir os passos apresentados e combinando as múltiplas opções oferecidas pela ferramenta para obter resultados de busca com as evidências disponíveis na BVS.
EVID@Easy está integrada na BVS, logo, toda busca realizada por meio da ferramenta será processada nas mais de 40 bases de dados de sua coleção, como: LILACS, MedCarib, MEDLINE; repositórios institucionais - WHO-IRIS, PAHO-IRIS; bases de dados especializadas como BDENF, MOSAICO, BRISA, BIGG, PIE, Hanseníase, Desastres; bases de dados nacionais, por exemplo, CUMED, Coleciona SUS, LIPECS, ARGMSAL entre outras.
Os resultados apresentados na busca do EVID@Easy são evidências de estudos científicos disponíveis na BVS, entre os quais destacam-se revisões sistemáticas de efeito e de estudos observacionais, avaliações de tecnologia em saúde, avaliações econômicas e de custo-efetividade, estudos qualitativos e policy briefs entre outros.
O que torna EVID@Easy diferente de outras ferramentas é a forma de pesquisa guiada a partir de perguntas e necessidades do processo de decisão em saúde. EVID@Easy está baseada nas etapas tradicionais do processo de decisão, que são: entender o problema, encontrar opções para enfrentar o problema, como implementar as opções de intervenção para o problema, e como avaliar o impacto das intervenções. Para cada etapa das decisões podemos ter um tipo de estudo (evidência) mais apropriado em termos metodológicos. Por exemplo, os estudos de prevalência e de incidência podem contribuir para o entendimento de um problema de saúde. A partir desta lógica foram traçadas trilhas (caminhos) e formuladas estratégias de busca que consideram principalmente o tipo de estudo que melhor pode responder à pergunta apresentada. Assim, as trilhas conduzem o usuário aos estudos com maiores possibilidades de responder suas diferentes necessidades de tomada de decisão. (Veja também: O que são as trilhas EVID@Easy?) Além disso, EVID@Easy está disponível em 4 idiomas, com acesso gratuito e aberto.
Descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS estão entre as principais realizações recentes em sustentabilidade no mundo. Eles representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. O objetivo 3 (ODS3) visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e cada vez mais é requerido aos gestores de saúde a identificação de suas iniciativas junto ao ODS3 para justificar o uso dos recursos públicos. Abrange os principais temas de saúde, incluindo saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil, doenças infecciosas, doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, acidentes de trânsito, cobertura universal de saúde, saúde ambiental e fortalecimento dos sistemas de saúde.
Open Access ou Acesso aberto significa a disponibilização online e sem limitações dos resultados de investigação científica. Embora a BVS seja de acesso livre e gratuito algumas das bases de dados que compõem seus índices são referenciais, isto é, fazem referência à (indexam) artigos publicados em diferentes periódicos científicos. Alguns destes periódicos podem ter restrições de acesso aos textos completos impostas por seus editores.
EVID@Easy realiza a pesquisa na BVS, cujas bases de dados que são atualizados diariamente e de forma descentralizada. Além disso novas trilhas de pesquisa são periodicamente adicionadas à ferramenta, incrementando seu poder de recuperação.
EVID@Easy é uma ferramenta em constante evolução. Dentre os planos da BIREME está a incorporação de algoritmos de inteligência artificial que considerem contexto e outras variáveis que podem melhorar a acurácia da busca. Além disso, a classificação por relevância dos estudos recuperados face ao problema apresentado.

Sobre evidências em saúde

Evidência em saúde se refere às informações que são utilizadas para tomar decisões sobre cuidados de saúde, com base em dados empíricos provenientes de pesquisas clínicas e científicas. Essas evidências podem incluir estudos de diferentes tipos, como ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais, revisões sistemáticas e meta-análises. Organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) promovem a utilização de evidências em saúde para orientar práticas clínicas e de saúde baseadas em evidências.
A aplicação de evidências na gestão em saúde envolve a utilização de informações provenientes de pesquisas clínicas e científicas para orientar as decisões de gestão e a implementação de políticas de saúde. Algumas formas de aplicação são:
  • Uso de protocolos baseados em evidências: Protocolos clínicos baseados em evidências fornecem orientações claras para os profissionais de saúde sobre o tratamento mais eficaz para uma determinada condição de saúde. E gestores em saúde podem usar essas diretrizes para garantir que os pacientes recebam o tratamento mais adequado. 
  • Análise de tendências de dados: A análise de tendências em dados de saúde pode ajudar a identificar os padrões de saúde e doença, bem como as lacunas no atendimento e nas práticas de saúde. A análise desses dados pode ajudar a tomar decisões sobre alocação de recursos e desenvolvimento de políticas de saúde. 
  • Fomento à pesquisa em saúde: A promoção da pesquisa em saúde pode ajudar a gerar novas evidências para orientar a gestão e a tomada de decisões em saúde. Os gestores em saúde podem apoiar e incentivar a pesquisa clínica para gerar novas informações sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. 
  • Cultura de ação baseada em evidências: Os gestores em saúde podem promover a educação baseada em evidências para profissionais de saúde e pacientes, fornecendo informações claras e precisas sobre as evidências mais recentes em saúde e incentivando a prática de cuidados baseados em evidências. 
Alguns dos tipos de evidências científicas mais comumente utilizados no suporte à elaboração de políticas de saúde incluem:
  • Revisões sistemáticas e meta-análises: As revisões sistemáticas são estudos que sintetizam e analisam um conjunto de estudos primários sobre um determinado tema ou pergunta de pesquisa. A meta-análise é uma técnica estatística utilizada para combinar os resultados de diferentes estudos em uma única análise quantitativa. Essas revisões fornecem uma visão abrangente das evidências disponíveis sobre a eficácia, segurança e impacto das intervenções em saúde, auxiliando na identificação de melhores práticas e políticas baseadas em evidências. 
  • Estudos de avaliação de impacto: Os estudos de avaliação de impacto têm como objetivo analisar os efeitos das políticas, programas ou intervenções de saúde na população-alvo. Esses estudos investigam se uma política ou intervenção específica produziu os resultados desejados e avaliam sua efetividade. Podem incluir a análise de indicadores de saúde, desfechos clínicos, custo-efetividade e resultados de longo prazo. 
  • Estudos de custo-efetividade e análises econômicas: Esses estudos avaliam os custos e benefícios das intervenções em saúde, comparando diferentes alternativas para tomar decisões informadas sobre alocar recursos limitados. As análises econômicas podem incluir a avaliação do custo por unidade de resultado (por exemplo, custo por vida salva), custo-utilidade (por exemplo, anos de vida ajustados pela qualidade) e outras métricas relevantes.
  • Evidências de saúde pública: São provenientes de estudos e pesquisas em saúde pública, como epidemiologia, monitoramento de saúde, análises de tendências e análise de dados populacionais. Essas evidências auxiliam na compreensão das necessidades de saúde da população, na identificação de problemas prioritários e na definição de políticas de saúde que abordem esses problemas. 
  • Cabe ressaltar que a combinação de várias fontes de evidências pode fornecer uma visão mais completa e confiável sobre uma questão de saúde e, portanto, ajudar a tomar melhores decisões.
Como instrumento para a prática baseada em evidências desenvolveram-se sistemas para a avaliação da qualidade da evidência e para a graduação da força da recomendação. Estes sistemas têm como objetivo de informar respectivamente a confiança nas evidências apresentadas e a ênfase para que seja adotada ou rejeitada uma determinada conduta. Neste contexto destaca-se o GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation), um sistema desenvolvido por um grupo colaborativo de pesquisadores que visa à criação de um sistema universal, transparente e sensível para graduar a qualidade das evidências e a força das recomendações. Atualmente mais de 80 instituições internacionais utilizam o GRADE, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Cochrane.   Para conhecer melhor o sistema GRADE:
Utilizar evidências para embasar decisões na gestão em saúde é fundamental por diversas razões:
  • Melhora da qualidade da tomada de decisão: As decisões baseadas em evidências têm maior probabilidade de serem acertadas do que aquelas tomadas sem uma base sólida de evidências. 
  • Redução de incertezas: As evidências podem ajudar a reduzir as incertezas associadas a decisões complexas e difíceis. 
  • Aumento de eficiência: A tomada de decisão baseada em evidências pode ajudar a aumentar a eficiência, evitando desperdícios de recursos em intervenções que não são eficazes ou relevantes para a população em questão. 
  • Promoção da equidade: As evidências podem ajudar a promover a equidade na prestação de cuidados de saúde, identificando intervenções que são eficazes em diferentes grupos populacionais e em diferentes contextos. 
  • Melhoria da comunicação: As evidências fornecem uma base comum de informação para a tomada de decisão, facilitando a comunicação e colaboração entre os membros da equipe de saúde e outros envolvidos na tomada de decisão. 
  • Transparência: A utilização de evidências na tomada de decisão promove a transparência e a prestação de contas, permitindo que as decisões sejam rastreadas e justificadas com base em dados objetivos e sólidos. 
Existe uma série de publicações e cursos online disponíveis para aprofundar estes conhecimentos. Alguns deles:

Pesquisa no EVID@Easy

Ao acessar EVID@Easy o usuário será inicialmente convidado a identificar o tópico ou meta dos ODS3, como nas imagens a seguir:

Na sequência basta selecionar as respostas mais adequadas às perguntas apresentadas e ao final a ferramenta exibirá, na interface da BVS, os resultados mais relevantes para sua questão de pesquisa.

A BVS oferece diversas opções de filtros para refinar a pesquisa, incluindo filtros por tipo de estudo, idioma, período de publicação e base de dados. Esses filtros podem ser acessados na barra lateral esquerda da página de resultados. 

É possível também ordenar os resultados por relevância, data de publicação ou inclusão na ferramenta, clicando na opção “ordenar por”. 

Para visualizar detalhes artigo na íntegra, clique no título correspondente na lista de resultados. Se desejar visualizar o artigo completo, clique no botão “Texto completo” e siga as instruções para acessar o artigo na base de dados correspondente.

Para saber mais clique na aba Como pesquisar? no Portal Regional da BVS.
Sim, junto aos resultados da pesquisa existe um conjunto de funcionalidades para enviar resultados, apresentado na figura a seguir:

 

 

Para salvar e encaminhar o resultado da busca por e-mail basta preencher o formulário e indicar umas das opções: Esta página, Referências selecionadas ou Todas as referências (limite 300), e clicar em ENVIAR.

 

 

Para exportar a lista de resultados para o seu computador ou para um gerenciador de referências, clique em EXPORTAR. 

 

 

Selecione um dos formatos disponíveis e o número de referências que deseja exportar (somente a página, somente selecionados ou todas as referências). Um arquivo será criado em seu computador. Lembre-se de nomear o arquivo e verificar em qual pasta o está salvando. Este arquivo pode ser importado por um gerenciador de referências.  O Feed RSS, ou Really Simple Syndication, é um recurso que permite aos usuários de um blog ou canal de notícias acompanhar suas atualizações dos resultados de busca. Já a opção XML pode ser usada para fazer download dos dados neste formato para futura utilização em arquivos ou em outros bancos de dados. 
Veja: O que são as trilhas EVID@Easy? Qual a estratégia de busca associada a cada trilha?
Temas relacionados à recuperação de conteúdos na interface do EVID@Easy podem ser encaminhados ao Serviço Pergunte ao Bibliotecário, disponível no Portal Regional da BVS.
...