Varíola Símia

Conteúdo atualizado em: 20/08/2024

A Mpox (varíola símia) é uma doença causada pelo vírus de mesmo nome. É uma doença viral zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Também pode se espalhar entre pessoas. As manifestações da varíola símia geralmente incluem febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, pouca energia, linfonodos inflamados e uma erupção cutânea ou lesões. A erupção geralmente começa entre um e três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou ligeiramente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, e depois podem formar uma crosta, secar e cair. O número de lesões em uma pessoa pode variar entre algumas e vários milhares. A erupção geralmente se concentra no rosto, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Também podem aparecer na boca, nos genitais e nos olhos. (OPAS)

Surto e controle

"O MPXV foi descoberto na Dinamarca (1958) em macacos destinados à pesquisa; o primeiro caso humano de varíola símica foi notificado na República Democrática do Congo (1970) em um menino de 9 meses. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa e, ocasionalmente, de animais para pessoas. A varíola símica teve uma emergência gradual na África Central, Oriental e Ocidental após a erradicação da varíola em 1980 e o fim da vacinação antivariólica em todo o mundo. Em 2022-2023, ocorreu um surto global. Não se conhece o reservatório natural do vírus, mas há vários pequenos mamíferos vulneráveis, como esquilos e macacos." (tradução livre - OMS)

Documentos na BVS

Transmissão

"Tradicionalmente, a mpox é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Esta enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual." (OPAS/OMS)

Documentos na BVS

Diagnóstico

"A varíola símia apresenta febre, uma erupção extensa característica e linfonodos geralmente inchados. É importante distinguir a varicela de outras doenças, como varicela, sarampo, infecções bacterianas da pele, sarna, sífilis e alergias associadas a medicamentos. O período de incubação da varíola dos macacos pode variar de 5 a 21 dias."   (OMS)

Documentos na BVS

Tratamento

"Não há tratamentos específicos para a infecção pelo vírus da mpox. Os sintomas costumam desaparecer espontaneamente, sem necessidade de tratamento. A atenção clínica deve ser otimizada ao máximo para aliviar os sintomas, manejando as complicações e prevenindo as sequelas em longo prazo. É importante cuidar da erupção deixando-a secar, se possível, ou cobrindo-a com um curativo úmido para proteger a área, se necessário. Evite tocar em feridas na boca ou nos olhos. Enxaguantes bucais e colírios podem ser usados desde que os produtos que contenham cortisona sejam evitados. Um antiviral desenvolvido para tratar a varíola (tecovirimat, comercializado como TPOXX) também foi aprovado em janeiro de 2022."(OPAS/OMS)

Documentos na BVS

...