Segurança do Paciente

Conteúdo atualizado em: 05/12/2023

Dia Mundial da segurança do Paciente 2023: envolver os pacientes na sua própria segurança

Com o lema Vamos dar voz aos pacientes!, a OMS apela a todas as partes interessadas para que tomem as medidas necessárias para garantir o envolvimento dos pacientes na formulação de políticas, sua representação nas estruturas de governança e participação na concepção conjunta de estratégias de segurança, bem como assumindo um papel ativo nos cuidados que recebem....As evidências mostram que quando os pacientes são tratados como parceiros nos cuidados à sua saúde, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação do paciente e resultados de saúde. Ao tornarem-se membros ativos da equipa de saúde, os pacientes podem contribuir para a segurança dos seus cuidados e do sistema de saúde como um todo. (Tradução livre OMS)



No EVID@Easy – ferramenta de busca guiada de evidências da BVS para apoiar decisões em saúde, podemos explorar os tópicos do ODS 3 e encontrar estudos sobre qualidade de vida, segurança e preferência do paciente.

 


Navegue pela ferramenta. No passo 1 escolha um tema do ODS3, no passo 2 o problema de saúde e nos passos 3 e 4 as seguintes opções:
* Compreensão e caracterização do problema / Identificar síntese das percepções, valores e experiências dos usuários, ou
* Considerações sobre a implementação de opções (intervenções) / Identificar estudos sobre os valores e preferências dos usuários que possam influenciar a aceitabilidade das opções.

Links associados

Pod Cast - Resumo de un POEM (tradução livre - Evidência que Importa ao Paciente)
Segunda Opinião Formativa - Perguntas da APS com respostas baseadas em evidência

...