Papel dos formuladores de políticas e líderes de saúde -declaração de consenso -OMS (em inglês)
A segurança do paciente é definida como a ausência de danos evitáveis aos pacientes e a redução, até um nível aceitável, do risco de causar-lhes danos desnecessários durante o atendimento. No contexto assistencial mais amplo, consiste em um conjunto de atividades organizadas que permitem estabelecer processos, sistemas de valores, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes de atenção que possibilitam reduzir os riscos de forma contínua e sustentável, prevenir o surgimento de danos evitáveis, diminuir a probabilidade de que ocorram e mitigar seus efeitos quando se produzem. (OMS - Tradução feita por IA) Acesse o filtro de documentos na BVS
No EVID@Easy – ferramenta de busca guiada de evidências da BVS para apoiar decisões em saúde, podemos explorar os tópicos do ODS 3 e encontrar estudos sobre qualidade de vida, segurança e preferência do paciente.
Navegue pela ferramenta. No passo 1 escolha um tema do ODS3, no passo 2 o problema de saúde e nos passos 3 e 4 as seguintes opções:
* Compreensão e caracterização do problema / Identificar síntese das percepções, valores e experiências dos usuários, ou
* Considerações sobre a implementação de opções (intervenções) / Identificar estudos sobre os valores e preferências dos usuários que possam influenciar a aceitabilidade das opções.