Prevenção do Suicídio

Conteúdo atualizado em: 31/08/2022

Criando esperança através da ação

"Este é o  tema para 2021-2023, reflete a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública. Todos nós - familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos - podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região ." (OPAS/OMS)

ODS3.4 & Prevenção do suicídio

"No entanto, o suicídio pode ser evitado. As principais medidas de prevenção ao suicídio baseadas em evidências incluem a restrição do acesso a meios para o suicídio (por exemplo, armas de fogo, pesticidas, etc.), políticas de saúde mental e redução do álcool e a cobertura responsável da mídia sobre o suicídio."(OPAS/OMS)

Documentos na BVS

Suicidio e Covid-19

"Suicídios e tentativas de suicídio têm um efeito dominó que afeta não apenas os indivíduos, mas também as famílias, comunidades e sociedades. Fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e de uso de substâncias e barreiras ao acesso a cuidados de saúde, aumentaram ainda mais depois da pandemia de COVID-19. " (OPAS/OMS)

Documentos na BVS

...