Pesquisadores e Grupos de Pesquisa (Lattes)

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

Através do diretório de grupos de pesquisa do Lattes/CNPq é possível fazer buscas sobre as informações de grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisa válidos para busca são somente aqueles que o dirigente institucional certificou como grupo válido na sua instituição. Para fazer buscas é necessário escolher a unidade de busca, grupos, pesquisadores, líderes ou estudantes.

A Plataforma Lattes oferece ao usuário o serviço Lattestats, que fornece informações qualificadas e atualizadas so a produção de C, T e I cadastrada por intermédio do currículo. Os dados são separados por região, instituição e sexo/Idade.

A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.