Objetivos da ASSA2030 e Pesquisa na BVS
A Agenda de Saúde Sustentável para as Américas 2018-2030 representa a resposta do setor da saúde aos compromissos assumidos pelos Estados Membros da OPAS na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, juntamente com as questões inacabadas de os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a Agenda de Saúde para as Américas 2008-2017, bem como os desafios emergentes da saúde pública regional. A Agenda é operacionalizada por meio dos planos e estratégias estratégicos da OPAS, considerados os planos de saúde sub-regionais e nacionais.
São onze objetivos para garantir que toda mulher, homem e criança possam viver uma vida saudável e produtiva.
Fonte (em espanhol): OPS|OMS

Objetivo 1: Acesso equitativo aos serviços de saúde
Ampliar o acesso equitativo a serviços de saúde integrais, integrados, de qualidade, centrados nas pessoas, na família e na comunidade, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Objetivo 2: Fortalecer a zeladoria e governança
Fortalecer a zeladoria e governança da autoridade sanitária nacional, enquanto se promove a participação social.

Objetivo 3: Recursos humanos para a saúde
Fortalecer a gestão e o desenvolvimento de recursos humanos em saúde com habilidades que apoiem um enfoque integral à saúde.
Documentos na BVS (Observatorio Regional de Recursos Humanos de Salud)

Objetivo 4: Financiamento para a saúde
Conseguir financiamento para a saúde adequado e sustentável, com equidade e eficiência, e avançar na proteção contra riscos financeiros para todas as pessoas e suas famílias.

Objetivo 5: Medicamentos, vacinas e tecnologias
Garantir o acesso aos medicamentos essenciais e vacinas e a outras tecnologias sanitárias prioritárias, segundo as evidências científicas disponíveis e de acordo com o contexto nacional

Objetivo 6: Sistemas de informação para a saúde
Fortalecer os sistemas de informação em saúde para apoiar a formulação de políticas e a tomada de decisões baseadas em evidências.

Objetivo 7: Geração, transferência e uso da evidencia e conhecimento em saúde
Desenvolver capacidade de geração, transferência e uso da evidência e do conhecimento em matéria de saúde, promovendo a pesquisa, a inovação e o uso da tecnologia.

Objetivo 8: Surtos de doenças, emergências e desastres
Fortalecer as capacidades nacionais e regionais de preparação, prevenção, detecção, vigilância e resposta a surtos de doenças e às emergências e desastres que afetam a saúde da população.

Objetivo 9: Doenças não transmissíveis
Reduzir a morbidade, a incapacidade e a mortalidade decorrentes de doenças não transmissíveis, lesões, violência e transtornos de saúde mental.

Objetivo 10: Doenças transmissíveis
Reduzir a carga das doenças transmissíveis e eliminar as doenças negligenciadas.

Objetivo 11: Desigualdade e iniquidade em saúde
Reduzir a desigualdade e a iniquidade na saúde mediante enfoques intersetoriais, multissetoriais, regionais e sub-regionais dos determinantes sociais e ambientais da saúde.