Entrevista dada ao canal "En(Cena) - a Saúde Mental em movimento" em 2014 no marco do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado em Manaus, AM. "A população indígena no Brasil sempre lutou para preservar cultura, crenças e valores. O uso de plantas das florestas e até mesmo “benzimentos” são conhecimentos ancestrais, que os povos indígenas adotaram para curar doenças e são curiosidades até mesmo para a ciência secular. A saúde mental em contexto indígena é um desafio para o Sistema de Saúde Pública no Brasil (SUS). Mesmo com uma forte influência espiritual, os povos indígenas apresentam carências de atendimento preventivo e humanizado no tratamento de casos de uso e abuso de substâncias e até mesmo suicídios. Nos dias 4 a 7 de setembro de 2014, na cidade de Manaus(AM), o IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental (ABRASME) –“Navegando pelos rios da Saúde Mental da Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil” – promoveu debates, para futuras ações concretas, com a intenção depotencializar os estudos e estratégias em saúde mental e a valorização das formas tradicionais de atenção à saúde presentes na diversidade cultural. Para entender um pouco mais a problemática que vem afetando na saúde em contexto indígena, o(En)Cena, entrevistou o psicólogo, Marcelo Pimentel Abdala Costa, 37, que trabalha com o Programa de Atenção em Saúde Mental no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro(AM).
Autor(es): Marcelo Pimentel Abdala Costa Originador(es): EnCenaSaúde Mental em contexto indígena – Convivendo com as diferenças culturais
Recurso adicionado em:
07/09/2025
Objetivo:
Promover debates, para futuras ações concretas, com a intenção de potencializar os estudos e estratégias em saúde mental e a valorização das formas tradicionais de atenção à saúde presentes na diversidade cultural. E, para entender um pouco mais a problemática que vem afetando na saúde em contexto indígena.
Idiomas disponíveis:
Português
comments powered by Disqus