Uso da Suplementação de Creatina na Saúde: Mapa de Evidências

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/suplementacao-creatina-pt-20out2025_17611570584690/evidence-map

O presente Mapa de Evidências apresenta uma síntese das evidências científicas disponíveis sobre a efetividade da suplementação de creatina na promoção da saúde. A elaboração foi conduzida pelo Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE/UNIFESP), com aplicação da Metodologia de Mapas de Evidências desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). Este mapa busca subsidiar gestores, profissionais da saúde e pesquisadores com informações sistematizadas e visualmente organizadas sobre os efeitos da creatina em diversos desfechos nutricionais e funcionais, tendo como base a literatura científica recente Foram identificados 318 registros. Após a remoção de 195 registros duplicados, 123 estudos seguiram para a etapa de triagem por título e resumo. Nesta fase, 21 estudos foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Os critérios de inclusão abrangeram revisões sistemáticas e metanálises publicadas nos últimos cinco anos, que analisassem os efeitos da suplementação de creatina em diferentes aspectos da saúde nutricional, como composição corporal, desempenho físico, metabolismo energético, função cognitiva e outros desfechos associados. Na etapa de elegibilidade, 102 estudos foram avaliados na íntegra por três pesquisadores independentes. Destes, 35 foram excluídos por não se enquadrarem no recorte temporal estabelecido. Ao final do processo, 67 estudos foram incluídos para extração e análise dos dados, compondo a base do presente Mapa de Evidências. Dentre os principais desfechos avaliados, destacam-se: • Desempenho físico (n = 35), • Composição corporal (n = 29), • Fisiologia do exercício (n = 11), • Desempenho cognitivo (n = 5), • Entre outros, como saúde mental, neuroproteção, saúde óssea e reabilitação. Quanto aos efeitos reportados, 61 associações foram classificadas como de efeito positivo, 14 como potencialmente positivo, 10 como negativo e 5 como sem efeito, havendo ainda casos pontuais classificados como inconclusivos.

Originador(es): UNIFESP/CETE. Centro de Traumato-ortopedia do Esporte
Recurso adicionado em: 21/08/2025
Objetivo: Sintetizar e organizar as evidências científicas sobre os efeitos da suplementação de creatina na promoção da saúde, identificando os principais desfechos nutricionais e funcionais avaliados na literatura recente.
Idiomas disponíveis: Português
Creatina/uso terapêutico, Suplementos Nutricionais, Revisões Sistemáticas como Assunto, Metanálise, Promoção da Saúde, Mapas de Evidências
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
comments powered by Disqus

Mais relacionados