Mapa de Evidências - Estratégias em programas e políticas de alimentação e nutrição

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/pnan-pt/evidence-map

O Mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos de ações e estratégias para promover a nutrição e a alimentação saudável nas diretrizes previstas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). A partir de uma ampla busca bibliográfica para as nove diretrizes da PNAN e “Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação”, foram incluídas 101 revisões sistemáticas (RS). O mapa representa graficamente 640 associações entre 82 tipos de intervenções distribuídos em 5 categorias e 119 desfechos distribuídos em 8 categorias, com o efeito reportado para cada associação: positivo, potencialmente positivo, inconclusivo, sem efeito ou negativo. Principais Achados: ● As RS abordaram cinco, das nove diretrizes da PNAN: Organização da Atenção Nutricional; Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Qualificação da Força de Trabalho; Controle e Regulação dos Alimentos; e Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional. ● As 82 intervenções analisadas nas revisões foram categorizadas em: Atenção Nutricional, Alimentação Saudável, Força de Trabalho, Controle e Regulação, Segurança Alimentar. ● Os 119 desfechos foram distribuídos em oito categorias: Aleitamento materno; Educação e conhecimento; Hábito alimentar; Indicador de Saúde; Problema de Saúde; Qualidade dos alimentos; Segurança alimentar; Venda e publicidade.

Autor(es): Jorge Otávio Maia Barreto, coordenador, Tereza Setsuko Toma, coordenadora, Fernando Meirinho Domene, Jessica De Lucca Da Silva, Arthur Gobatti Mota, Emanuelly Camargo Tafarello, Jaqueline Dourado Lins, Jéssica Cumpian Silva, Lincoln Moreira de Jesus Menezes, Lumi Sano Shine, Maiara Pereira Leite, Roberta Crevelário de Melo, Letícia Aparecida Lopes Bezerra da Silva Originador(es): BIREME/OPAS/OMS, Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DEPPROS/SAPS/MS)
Recurso adicionado em: 16/02/2024
Objetivo: Apresentar uma visão geral das evidências sobre os efeitos de ações e estratégias para promover a nutrição e a alimentação saudável nas diretrizes previstas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
Idiomas disponíveis: Português
Política Nutricional, Promoção da Saúde, Mapa de Evidências, Promoção da Saúde
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
comments powered by Disqus

Mais relacionados