Mapa de Evidências sobre a efetividade da Cannabis Medicinal

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/cannabis-medicinal-pt/evidence-map

O mapa apresenta uma visão geral das evidências de 194 revisões sistemáticas sobre intervenções relacionadas à Cannabis medicinal, que avaliaram o efeito de 18 tipos de intervenções à base de Cannabis para 71 desfechos de saúde. As intervenções foram agrupadas em 4 tipos: Canabinoides sintéticos, Fitocanabinoide isolado, Formulações de THC e CBD, e outras formulações a base de Cannabis. Os desfechos foram agrupados em 9 grupos: Bem-estar e qualidade de vida, Doenças do Sistema Nervoso, Dor, Indicadores Fisiológicos e Metabólicos, Indicadores Psicológicos e Comportamentais, Condições Patológicas, Sinais e Sintomas, Transtornos Mentais, e outros Desfechos. Para cada uma das associações foi reportado o efeito da intervenção para o desfecho, onde para a maioria foi reportado efeito positivo ou potencialmente positivo. O efeito foi inconclusivo para 99 associações, sem efeito para 84 associações. O efeito potencial negativo foi reportado para 18 associações, e negativo para 9 associações. Analisando-se apenas as revisões de alto nível de qualidade (34), foi reportado efeito positivo para os desfechos: segurança do paciente, alívio da dor, dor neuropática, insônia, qualidade do sono, convulsões, epilepsia, transtornos de ansiedade e transtornos cognitivos. E, o efeito potencial positivo foi reportado para os desfechos: dor crônica, dor oncológica, dor neuropática, espasticidade muscular, esclerose múltipla, sintomas de abstinência de drogas, incontinência urinária, noctúria, anorexia, saúde em geral, função física, condicionamento físico, para segurança do paciente, alívio da dor, dor neuropática e qualidade do sono.

Originador(es): Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), BIREME/OPAS/OMS
Recurso adicionado em: 23/11/2023
Objetivo: Apresentar uma visão geral das evidências sobre a efetividade de intervenções relacionadas à Cannabis medicinal para desfechos de saúde.
Idiomas disponíveis: Português
Maconha Medicinal, Resultado do Tratamento, Dor, Doenças do Sistema Nervoso, Transtornos Mentais, Mapa de Evidências, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
comments powered by Disqus

Mais relacionados