
Em 31 de maio promove-se o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados recentes indicam que o consumo de tabaco é responsável por cerca de 6 milhões de mortes a cada ano, incluindo 600.000 pessoas que são vítimas do fumo passivo.
O tabagismo é a causa aproximadamente 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares (infarto, angina) o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
Em 2015 o tema da campanha abordará o comércio ilegal: “ Dia Mundial Sem tabaco: Pare de comércio ilícito de produtos do tabaco”
Um em cada 10 cigarros, e muitos outros produtos do tabaco, consumido em todo o mundo são ilegais, tornando o comércio ilícito de produtos de tabaco uma grande preocupação mundial de muitas perspectivas, incluindo a saúde, jurídica, econômica, de governança e corrupção. A indústria do tabaco e grupos criminosos estão entre aqueles que lucram com o comércio ilegal de tabaco, deixando o público para pagar as despesas de saúde e de segurança. A ratificação por parte dos governos do Protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos do tabaco é necessário para responder aos impactos jurídicos e de saúde financeiras do comércio ilícito de produtos do tabaco. O público, universidades e outros setores pode tomar medidas, instando os seus legisladores para fazer seus países Partes do Protocolo. ( Fonte: OMS).
Saiba Mais
Dia Mundial Sem Tabaco 2015 ( Em Inglês)
Links Relacionados
- Esforços para controle do tabaco protegem 6,1 bilhões de pessoas, revela novo relatório da OMS
- OMS pede ação urgente para proibir produtos de tabaco e nicotina com sabores artificiais
- Litígios no Brasil: Provadores de Cigarro
- Direito e Controle do Tabagismo: Introdução
- Ambientes Livres de Fumo
- Litígios no Brasil: Taxa de Fiscalização Sanitária
- Litígios no Brasil: Publicidade de Produtos de Tabaco
- Litígios no Brasil: Aditivos
- Mapa de evidências: Estratégias para promover a saúde da população nos municípios
- Novo relatório da OPAS relata progresso na luta contra o tabagismo nas Américas