
O cuidado de que precisamos, o cuidado que queremos
A Semana do Bem-Estar, criada em 2011, visa a promover uma visão positiva da saúde e reconhecer a importância da promoção da saúde para o bem-estar das pessoas e suas comunidades. Em 2023, será comemorada entre os dias 9 e 15 de setembro, com o evento de lançamento na segunda-feira, dia 11 de setembro, em Bogotá (Colômbia).
O tema deste ano é o cuidado. O objetivo é enfatizar e reivindicar o cuidado para todos como componente essencial para a saúde, o bem-estar e a equidade.
O conceito de cuidado também engloba o cuidado com a saúde física e mental: levar uma vida saudável em todas as esferas, inclusive no trabalho, conciliar melhor a vida pessoal e a profissional, criar uma rede de relacionamentos interpessoais e sociais (familiares e amigos) e cuidar do entorno em que vivemos e do meio ambiente – que é fundamental para enfrentar o desafio da mudança do clima.
Diante desses desafios, temos a oportunidade de promover políticas voltadas à reorganização mais equitativa e sustentável do cuidado. Evoluir para uma sociedade de cuidado requer transformar o paradigma e promover uma nova organização social que evidencie, reconheça e redistribua o cuidado e que envolva tanto as pessoas cuidadas quanto seus cuidadores considerando aspectos relativos ao serviço, tempo e recursos para prestar o cuidado e ser cuidado…leia mais
Saiba mais:
Links Relacionados:
- Relatório lançado pela OMS detalha o impacto devastador da hipertensão e as formas de combatê-la
- Ministério da Saúde incorpora novo medicamento para fibrose cística no SUS
- Coordenadoria de Urgências e Emergências
- Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar
- Coordenadoria de Atenção Básica - CAB
- Coordenadoria de Informação em Saúde - CEInfo
- Etnicidad y Salud / Ethnicity and Health
- Principais cuidados durante o período de amamentação
- No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, Ministério da Saúde reforça compromisso em garantir equidade e redução da mortalidade materna
- Saúde mental deve estar no topo da agenda política pós-COVID-19, diz relatório da OPAS