
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) celebra a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas com todos os povos das Américas e do Mundo.
A comemoração é especialmente para honrar os tratados e acordos que fomentam o respeito, a interculturalidade, a harmonia e a paz. A saúde e o desenvolvimento são partes destas aspirações e, portanto, nos unimos para promover alianças mais fortes para alcançar metas compartilhadas, que incluem a cobertura universal em saúde. Os Direitos dos Povos Indígenas devem ser respeitados e protegidos em todas as áreas, e sua participação deve ser garantida na formulação das decisões que os afetam. Nas Américas existem muitos esforços por abordar a saúde dos povos Indígenas no marco dos determinantes sociais.
O direito a terra, o acesso a agua potável, a seca, a educação sobre planejamento familiar, a desnutrição e a saúde metal entre outros, constituem algumas das intersecções que abordamos para fortalecer alianças e honrar os tratados dentro de um ambiente de igualdade, diversidade e universalidade. Em nossa Região, algumas estatísticas chamam a atenção e enfatiza a necessidade de ações mais focalizadas para melhorar a saúde dos meninos e meninas, mulheres e homens, cujas necessidades são muitas vezes diferentes.
Saiba mais:
- Fundação Nacional do Índio
- Evento debate cultura e sustentabilidade dos povos indígenas
- Conferência Nacional de Política Indigenista é tema de debate
Links de Interesse:
- Consulta Regional define prioridades de pesquisa em Medicina Tradicional
- Centro de Operação de Emergências: yanomami
- Quem são os Yanomami?
- Interculturality in Health
- Centro de Medicina Indígena Bahserikowi