
Em 28 de julho de 2015, Dia Mundial da Hepatite, a OMS e seus parceiros convocaram políticos, os profissionais de saúde e o público em geral para agir agora para prevenir infecções e mortes pelo vírus da hepatite.
A Hepatite viral, possui um grupo de doenças infecciosas que compõem a hepatite A, B, C, D e E que afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que provoca doença aguda e crônica do fígado e levando a morte cerca de 1,5 milhão de pessoas a cada ano (especialmente da hepatite B e C). Estas infecções podem ser evitadas, mas a maioria das pessoas não sabe como.
Em maio de 2014, 194 governos adotaram durante a resolução da Assembleia Mundial da Saúde o compromisso de promover uma ação global para prevenir, diagnosticar e tratar a hepatite viral. Os eventos do Dia Mundial da Hepatite se dedicam à prevenção da hepatite B e hepatite C em todo o mundo.
A data para a comemoração do Dia Mundial da Hepatite foi escolhido em homenagem ao professor Baruch Blumberg, Prêmio Nobel, nascido em 28 de julho, que descobriu o vírus da hepatite B e desenvolveu a primeira vacina contra ele.
Saiba mais:
- World Hepatitis Day: Prevent hepatitis
- Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
- Vacina | Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Links de Interesse:
- Campanha do Ministério da Saúde incentiva testagem para diagnóstico precoce de hepatites no Brasil
- Julho Amarelo: Fiocruz realça práticas exitosas do SUS de prevenção e combate às hepatites virais
- Prevenção combinada
- Teste para diagnóstico de hepatites B e C, HIV e sífilis
- Ministério da Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP