O Dia Mundial da Saúde de 2016 enfoca o combate ao diabetes, uma doença crônica que atinge 62 milhões de pessoas nas Américas, o que representa um em cada 12 pessoas. A maior parte dos casos de diabetes, entretanto, está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção.
O diabetes é uma doença crônica grave, que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e o diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente.
O diabetes de tipo 2 representa cerca de 90-95% dos casos, e esta enfermidade pode ser evitada através da redução dos principais fatores de risco: (a) excesso de peso e obesidade, o que contribui para 44% dos casos; (b) inatividade física, que contribui com 27% dos casos; e outros fatores de risco como o tabagismo, abuso de álcool, história familiar e fatores desconhecidos (33%).
Saiba mais
- Mensagem em vídeo da Diretora da OPAS/OMS, Dr. Carissa Etienne
- Página da OPAS/OMS sobre o Dia Mundial da Saúde 2016
- Página da OMS sobre o Dia Mundial da Saúde (em inglês)
- Infográfico sobre o diabetes (em espanhol)
- Prevalência do diabetes nas Américas (em espanhol)
- Publicações sobre o diabetes: informes, estratégias e diretrizes (em espanhol)
Links de interesse