
Síndrome Respiratória Médio Oriente (MERS) é uma doença respiratória viral que é nova para os seres humanos. Ele foi relatado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012 e desde então se espalhou para vários outros países, incluindo os Estados Unidos. A maioria das pessoas infectadas com MERS-CoV desenvolveu doença respiratória aguda grave, incluindo febre, tosse e falta de ar. Muitos morreram.
Agora um novo surto da doença está ocorrendo, entre 8 e 12 de Junho de 2015, o Ponto Focal Nacional do RSI da República da Coreia notificou a OMS de 62 casos confirmados adicionais de Síndrome Respiratória Médio Oriente Coronavirus (MERS-CoV), incluindo seis mortes.
A Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS) recomenda que os Estados-Membros, à luz da possível ocorrência de eventos relacionados Síndrome Respiratória Médio Oriente coronavírus (MERS-CoV), assegurem que os profissionais de saúde tenham acesso a informações atualizadas sobre a doença, que estejam familiarizados com os princípios e procedimentos para o tratamento de infecções MERS-CoV, e que sejam treinados para saber sobre a história de viagem de um paciente, a fim de ligar essa informação com os dados clínicos. OPAS / OMS não recomenda qualquer tipo particular de rastreio nos pontos de entrada em relação a este caso, nem quaisquer restrições às viagens ou ao comércio.
Saiba Mais
Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV) (Em Ingles)
Alerta Epidemiologico (Em Ingles)
Links Relacionados
Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV) maps and epicurves (Em Ingles)
Frequently Asked Questions on Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS‐CoV) (Em Ingles)