Ativar JavaScript
Portal Regional da BVS

Portal Regional da BVS

Virtual Health Library (VHL = BVS) – integrated search with LILACS and VHL databases

Água Limpa e Saneamento na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

aguaA água e o saneamento, como necessidades absolutas para as pessoas, o planeta e a prosperidade, são elementos fundamentais do desenvolvimento sustentável e pilares da saúde humana e do bem-estar. Além do uso doméstico, a água é necessária para a alimentação, a energia e a produção industrial. Os diversos usos geram águas residuais que podem causar contaminações caso não sejam manejadas adequadamente. A água é também necessária para garantir a saúde dos ecossistemas que, por sua vez, podem melhorar a quantidade e a qualidade da água doce. Ao empreender a Agenda 2030 com um objetivo específico em matéria da água e em matéria do saneamento, será necessário contar com dados confiáveis para sensibilizar sobre a importância do setor, estimular o compromisso político, informar a tomada de decisões e fomentar investimentos que favoreçam a saúde e os benefícios ambientais e econômicos.

triangulo Água limpa para o desenvolvimento sustentável


triangulo Saneamento para o desenvolvimento sustentável


triangulo Recursos educacionais 


triangulo  Sumários de evidência



Meta 6.1 Acesso universal e equitativo a água

Alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos.
triangulo  Pesquisar na BVS


Meta 6.2 Acesso ao saneamento e higiene

Alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
triangulo Pesquisar na BVS


Meta 6.3 Qualidade da água

Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente
triangulo Pesquisar na BVS


Meta 6.4 Uso eficiente da água

Aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água
triangulo Pesquisar na BVS



Meta 6.5 Gestão integrada dos recursos hídricos

Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
triangulo Pesquisar na BVS


Meta 6.6 Ecossistemas relacionados à água

Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.


Meta 6.a Cooperação internacional

Ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.


Meta 6.b Participação comunitária

Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.
triangulo Pesquisar na BVS

 



Infometria da Literatura Científica sobre Água e Saneamento na Lilacs e Medline
map

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Iniciativas relacionadas

triangulo International Water Management Institute

IWMI_Logo



 

 

 



 trianguloBVS Desarrollo Sostenible

bvs_dss        

 

 

 

 

 




triangulo World Bank’s Water Global Practice

word_bank